sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Amizade e o Amor

Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

Rafael Cardoso Silva

"Ônibus 174"

Ao assistir o filme "Ônibus 174", eu percebi que existe uma grande diferença entre o documentário e as reportagens que passam na TV (exibidas pelo Datena, por exemplo). No documentário conseguimos entender fato-a-fato do que ocorreu realmente nesse dia (do assalto ao ônibus), já a reportagem eu não compreendi quase nada, só conseguir entender que o Sandro (o personagem principal do noticiário) era um ladrão, que ele não sabia o que fazer, era uma pessoa realmente sem destino; no documentário eu entendi que ele era somente um jovem que não sabia o que seria da sua vida, era um jovem sem mãe e sem pai, tinha sofrido muito preconceito ao ser um menino de rua, tinha ficado mais de 5 vezes na cadeia, era uma pessoa que sofreu muito, mas que podia ter uma vida bem melhor.


Rafael Cardoso Silva

Quem sou eu?

Tem gente nova na Oficina de Comunicação:

Edivania Cardoso tem 14 anos, nasceu em 11 de Novembro de 1994 . Ela mora na cidade de São Paulo, no bairro de Paisópolis, localizado na zona sul. Ela mora com sua tia e com seu tio, com sua irmã e com seu primos. A vida dela é muito corrida porque ela estuda e faz curso; no tempo livre ela gosta de ouvir música, jogar futebol, dormir, conversar. Ela sonha fazer faculdade de Medicina e ser DJ. Ela gosta de conversar, de sair. Não gosta de ficar muito sozinha, gosta de dormir tarde, gosta de BLACK romântico. Ela acha o lugar que ela mora bom, por quê? Porque tem comércios, escola, lugares de lazer, tem ONG para passar o tempo e aprender coisa nova, por exemplo, na Bovespa ela está fazendo curso de comunicação e ela aprendeu o que a midia representa para ela, que não se pode acreditar em tudo que passa na tevê, aprendeu que em Paraisópolis tem maravilhas, coisa que a midia não fala para ela. Ela aprendeu ser mais educada. E ela está se comunicando aos poucos com as pessoas.

Minha pessoa

Rafael Cardoso Silva nasceu no dia 9 de Março de 1994, mora com os pais. Ele tem olhos castanhos, cabelos pretos, e também é muito interessante, é bastante amigável, é um pouco tímido, gosta de brincar nas horas de brincar, e gosta de ser sério nas horas sérias, e o melhor de tudo é "solteiro".
Ele sempre teve um sonho, ele gostaria de ter sua própria empresa, ser seu próprio chefe, ele gosta muito de mexer com computador, seu esporte preferido é o futebol. Ele mora na região de paraisópolis, um lugar cheio de maravilhas, que até ele mesmo não conhecia. Nas horas vagas ele gosta de mexer muito no computador, entrar em sites diferentes, procurar saber mais novidades, conhecer o mundo virtual.

Exposição "As Sete Maravilhas"











A ideia de eleger "As Sete Maravilhas de Paraisópolis" surgiu de uns dos próprios integrantes da Oficina de Comunicação e então fizemos uma exposição para parabenizar os representantes de cada lugar ganho, além de divulgar esse trabalho para a comunidade. Os lugares mais votados foram CEU, BARRRACÃO DOS SONHOS, PISTA DE SKATE, CAMPO DO PALMEIRINHA, CASA DO ESTEVÃO, UNIÃO DOS MORADORES E ONGs. As ONGs mais votadas foram:ESPAÇO ESPORTIVO E CULTURAL BM&F BOVESPA,ONG FLORESCER E O ALBERT EINSTEN.

A exposição ocorreu no Espaço Esportivo e Cultural BM&F Bovespa no dia 2 de outubro. E toda a comunidade compareceu em massa. As crianças da Oficina de Cultura de Paz, da educadora Fabiana, recitaram poemas, logo depois alguns representantes de cada lugar expressaram suas idéias sobre o que eles acharam do projeto das sete maravilhas, ou seja, falaram o que achavam da nossa comunidade, dos lugares bons que existem e que existiam, muitos lugares inclusive que os próprios moradores de Paraisópolis nem conheciam. E no fim dos depoimentos entregamos os certificados para eles.


Para finalizar teve uma apresentação do coral que o grupo da Oficina de Comunicação preparou, eles cantaram uma paródia da música do Marcelo D2, "Desabafo", e da banda do professor Calunga, cujos ensaios acontecem no Albert Einsten de Paraisópolis, se apresentaram os alunos que fazem parte dos períodos da manhã e tarde.

Na saída teve um coquetel e foi entregue o jornal feito por nós,membros da Oficina de Comunicação do Espaço Esportivo e Cultural BM&F Bovespa. A exposição ocorreu das 15h00 às 17h00 e o Espaço Bovespa localiza-se na Rua:Iratinga,84-Paraisópolis.

Vejam algumas entrenvistas feitas por uma de nossas colegas Vaneza Belagan.
Vaneza:O que você achou da exposição?
Gilson:Eu acho que apresentar as setes m aravilhas para a comunidade e uma oportunidades dos moradores de conhecer as naçôes sociais e projetos,coisas interessantes que a comunidade tem para dispor.

Continua depois...

Texto: Vanessa Lino