segunda-feira, 23 de março de 2009

Direito de resposta à imprensa

Nossa resposta à cobertura da mídia sobre o confronto entre policiais e moradores ocorrido no início de fevereiro em Paraisópolis...

Somos um grupo de jovens, moradores da comunidade de Paraisópolis. Não estamos de acordo com o que a mídia divulgou sobre Paraisópolis, a comunidade em que vivemos não é nada do que a mídia mostrou alguns dias atrás. Em Paraisópolis, existem pessoas de bem e não só bandidos. A mídia mostrou poucos lados bons e mais os lados ruins da comunidade. Não levou em consideração as pessoas de Paraisópolis e sim o acontecido.
Em grande parte, mostrou o lado ruim do fato. Tem trabalhadores em Paraisópolis, escolas, casas artísticas, etc. A imprensa até tentou mostrar alguns pontos positivos, por exemplo, alguns trabalhadores saindo de madrugada e algumas ONGs que oferecem cursos gratuitos. Mas tudo isso era esquecido quando começavam a chamar Paraisópolis de favela e a comentar o fato ocorrido, dando a entender que todos os moradores estavam fazendo parte de um lugar violento e desorganizado.
A imprensa se equivocou em divulgar certos fatos ocorridos, induzindo a população a ter um prejulgamento da comunidade em si. Transmitiu uma imagem distorcida de Paraisópolis, acabando, assim, por não divulgar o real cotidiano do bairro.

Declaração Universal dos Direitos Humanos - Artigo XIX
Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

Nenhum comentário: