quarta-feira, 15 de abril de 2009

Bate-papo com André Bueno

André Bueno é fotógrafo e também educador da ONG Um Olhar, que ensina aos jovens a arte da fotografia. Além da parte técnica, o projeto também tem o objetivo de incentivar o olhar crítico dos jovens, mostrar o cotidiano da periferia através do olhar dos próprios moradores e contribuir para a valorização e preservação da memória artística e cultural periférica na Zona Sul de São Paulo. André visitou nossa Oficina de Comunicação e deu vários toques sobre fotografia.

"O mais importante na hora de fotografar é a sensibilidade, a fotografia parte do olhar de quem está tirando a foto. É legal também tentar entender o porquê daquela foto, seja para fotografar a família ou qualquer outra coisa. Afinal, a foto tem o poder de passar informação e, além disso, pode preservar a história, a memória de lugares e pessoas. Pode denunciar algo de errado, pode exaltar uma situação".

Para quem está começando a se aventurar nesta arte, como nós que vamos clicar "As Sete Maravilhas" da comunidade em breve, a dica do André é "olhar os quatro cantos antes de tirar a foto e assim estudar o enquadramento".

Nenhum comentário: