quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pesquisando...


Quinta (9/04) e terça (14/04) foram dias de pesquisa. Saímos na comunidade para descobrir quais são “As Sete Maravilhas de Paraisópolis”. Primeiro, fizemos uma lista com 11 sugestões e, a partir destas, serão eleitas 7, de acordo com o voto dos moradores de Paraisópolis. Nos dois dias, cem pessoas foram entrevistadas. Descobrimos muitas coisas interessantes e curiosas, além da rica experiência de conhecer um pouco mais sobre o que pensam os moradores da nossa comunidade. Alguns relatos da experiência:

“Paraisópolis é uma comunidade cheia de alegria e coisas bonitas, por isso resolvemos sair pela comunidade para fazer uma pesquisa, mostrando nossas maiores "riquezas". Achamos 7 eleitas pelos próprios moradores da comunidade. Algumas pessoas até deram sugestões, algumas eram estranhas outras interessantes. A maioria dos moradores disse que antes da polícia era melhor, que até saberiam dizer melhor quais eram 'As Sete Maravilhas de Paraisópolis'. Encontrei uma mulher que não tinha medo de falar o que queria e queria fazer algo pelo povo”. (Marcos)
“Ao entrevistar as pessoas foi possível ver a falta de conhecimento dos moradores dentro de sua própria comunidade. Foi uma experiência muito importante para nossa maior interatividade com a comunidade. O que foi muito legal foi a diversidade de cada pessoa...iguais em seu modo de pensar e diferentes no de agir...Também é interessante dizer que entrevistamos várias pessoas de faixas etárias diferentes”. (Vaneza)

“A maioria dos entrevistados conhecia todos os lugares. Alguns riram quando mencionei a frase “As Sete Maravilhas de Paraisópolis”, porque eles achavam que não tinha. Não gostei de entrevistar uma senhora, porque, além de não conhecer muito a comunidade, só falou coisas ruins. Acho que as pessoas conhecem bem a comunidade, mas nunca pararam para pensar: ‘nossa, que coisa interessante esses lugares’. Entrevistei pessoas que falaram que gostam de morar aqui em Paraisópolis, já outros falaram que, se pudessem, saiam daqui naquele momento”. (Yara)

“Uma mulher falou que em Paraisópolis não tem nenhuma maravilha, que a única que tem são os filhos dela. Teve uma mulher que conhecia todos os lugares sugeridos para a votação, mas a maioria não conhecia todos os lugares”. (Thais)

“Muitos entrevistados ficaram desconfiados com a entrevista pelo fato de não conhecerem nosso trabalho, o jornal, etc. Há certos lugares que as pessoas davam maior preferência e vários entrevistados não sugeriram lugares novos (além do que sugerimos)”. (Rafael)

"O mais legal foi nós, jovens da Oficina de Comunicação, sairmos pelas ruas da comunidade e sabermos a opinião e sugestão de cada morador sobre as 7 Maravilhas de Paraisópolis" (Vivianne Cristina)

Um comentário:

luiz disse...

Gostei só falta o meu.