sexta-feira, 27 de março de 2009

Do amoroso esquecimento

Eu agora - que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?


Daniela Santos

Memórias amargas



E ai galera espero que gostem da reflexão. Monique!

As memórias amargas não podem nos aprisionar. Elas fazem parte da vida como o sorriso, o por do sol, o instante de oração. Curioso é que esquecemos rápido nossas alegrias, embora sempre façamos com que o sofrimento dure mais do que o necessário. A dor é uma ótima desculpa para problemas que não conseguimos resolver, passos que não tivemos coragem de dar, decisões que adiamos. A dor faz parte da vida - como faz parte a alegria, a fome, e a vontade de sonhar. Não adianta fugir, porque ela termina nos encontrando. Mas sua única função é nos ensinar algo. Aprendemos suas lições, e isso basta.
Toquemos para frente. Não vamos nos castigar com memórias amargas. Não vamos sofrer duas vezes, quando podemos sofrer apenas uma.

(Autor desconhecido)

O passeio

Nós, do Curso de Comunicação, fomos a um passeio no centro de São Paulo, passamos por lugares superlegais , como a catedral, conhecemos também prédios antigos. Fomos conhecer o Pátio do Colégio, lá nós vimos o Museu Anchieta. Ele catequizava os índios. Foi bom porque eu conheci coisas novas, lugares e pessoas. Fiquei sabendo que em alguns prédios tinham muitos vidros nas janelas e nas portas para que a luz do sol pudesse entrar, porque antigamente não tinha energia. Também descobri que quanto mais ricos mais enfeitadas eram as casas das pessoas (e quanto mais enfeitadas mais antigas as casas eram).

Também conhecemos a Bovespa e lá e o que ela faz. A Bolsa de Valores do Estado de São Paulo compra e revende ações e também ajuda a comunidades carentes e a ONGs (organizações não-governamentais). Depois fomos para o Museu da Língua Portuguesa. Lá, assistimos a um filme sobre a origem da língua portuguesa e depois vimos uma projeção de poesias, a que eu mais gostei foi:


Amor é fogo que arde sem se ver

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís de Camões

Texto: Edilane de Deus


Fale de coração

Texto sugerido pela Thaís

Quando falar sobre amor
Quando falar sobre amor,finja nada conhecer, para absorver cada frase que brote do coração.
Quando falar sobre a dor,deixe abertas as janelas da alma para compreender que amor e dor são tão parecidos que até os confundimos, ao vê-los bem de pertinho.
Quando falar sobre a paz, faça-o no rumo da guerra, para ser ouvido na mais alta voz.
Quando falar sobre sonhos, acorde, para vivê-los na melhor lucidez do seu dia.
Quando falar de amizade, estenda a mão aos seus inimigos, para que possa provar si mesmo aquilo que gosta de dizer aos outros.
Quando falar de fome , faça um minuto de jejum, para lembrar daqueles que jejuaram todos os dias, mesmo sem querer.
Quando falar de frio, abrace alguém.
Quando falar de calor, estenda a mão.
Quando estender a mão, sustenha o braço para que perdure.
Quando falar de felicidade, acredite nela.
Quando falar da fé o
, cerre os olhos para encontrar a razão daquilo em que crê.
Quando falar de Deus, faça0o pelo silêncio do seu testemunho.
Quando falar de si mesmo, aprenda a calar ,para entender o amor, a dor, a paz, os sonhos...


Ah quando tudo isso acontecer... será estupendo
Quão bom e quão suave é que sejamos contemplados pelo amor
Por isso quando falar de amor....
FALE DE CORAÇÃO


Autor desconhecido

Como se fosse

Como se fosse mágica

A alegria que você me dá

Um truque muito simples

Que você faz com olhar

Como se fosse mistério

A paixão que tenho por ti

De onde será que ela vem?

Porque foi pra mim?



Como se fosse normal

Você me encantar

Igual a vários outros

Que por ti foi se apaixonar



Como se fosse espanto

Você se apaixonar

E resolve que comigo

pra sempre vai ficar


Como se fosse rotineiro

Você não amar ninguém

Fazer de mim um brinquedo

Um raro que ninguém tem

Como se fosse verdade

Que pra sempre vou te amar

E com pequenos poemas

vivo a me declarar.


Luiz Felipe Ribeiro




segunda-feira, 23 de março de 2009

Direito de resposta à imprensa

Nossa resposta à cobertura da mídia sobre o confronto entre policiais e moradores ocorrido no início de fevereiro em Paraisópolis...

Somos um grupo de jovens, moradores da comunidade de Paraisópolis. Não estamos de acordo com o que a mídia divulgou sobre Paraisópolis, a comunidade em que vivemos não é nada do que a mídia mostrou alguns dias atrás. Em Paraisópolis, existem pessoas de bem e não só bandidos. A mídia mostrou poucos lados bons e mais os lados ruins da comunidade. Não levou em consideração as pessoas de Paraisópolis e sim o acontecido.
Em grande parte, mostrou o lado ruim do fato. Tem trabalhadores em Paraisópolis, escolas, casas artísticas, etc. A imprensa até tentou mostrar alguns pontos positivos, por exemplo, alguns trabalhadores saindo de madrugada e algumas ONGs que oferecem cursos gratuitos. Mas tudo isso era esquecido quando começavam a chamar Paraisópolis de favela e a comentar o fato ocorrido, dando a entender que todos os moradores estavam fazendo parte de um lugar violento e desorganizado.
A imprensa se equivocou em divulgar certos fatos ocorridos, induzindo a população a ter um prejulgamento da comunidade em si. Transmitiu uma imagem distorcida de Paraisópolis, acabando, assim, por não divulgar o real cotidiano do bairro.

Declaração Universal dos Direitos Humanos - Artigo XIX
Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Quem somos nós?

Em 2009, novos jovens passaram a fazer parte do grupo da Oficina de Comunicação. Quer conhecê-los? Saber quem são eles? Leia as biografias e descubra um pouco mais sobre eles (algumas estão escritas em primeira pessoa, outras em terceira pessoa, o importante não é a ordem, mas sim falar de si mesmo)...



Vivianne Cristina, nasceu dia 28 de outubro de 1994 em São Paulo. Moradora da comunidade de Paraisópolis a 9 anos, mora com a mãe de 37 anos, e com a irma de 23 anos.
Menina alegre que adora zuar, ficar com as amigas , menina que mesmo triste dança, brinca, pula, e sempre está com um sorriso no rosto.










Adriana Cordeiro nasceu em 28 de Julho de 1993, na cidade de São Paulo, mora com seus pais e irmãos. Adora ficar na telinha do computador, mexendo no orkut e msn quando não tem nada pra fazer. Odeia estudar, mas estuda pra ter um futuro melhor que seus pais. Adora sair com amigos pra se diverti e escutar músicas. Quer ter seu próprio negócio, por que não gosta de
receber ordens.




Oi, gente Aqui é Carol tenho 14 aninhos sou uma pessoa que adora curtir a vida é com responsabilidade é claro uma boa dosagem de bom humor. Adoro sair com com os amigos, gosto de cozinhar mesmo não sabendo muita coisa, meu sonho é fazer faculdade de administração. Vamos falar um pouco da minha família moro com meus pai e tenho um irmã de 12 anos eu e meus pais nascemos no nordeste precisamente no Piauí a minha irmã nasceu em São Paulo eu estudo no Etelvina de Goés Marcucci, no período da manhã. Adoro cinema, teatro, gastronomia, livros, é claro um balada.



Daniela da Silva Santos nasceu na Bahia, no dia 27 de setembro de 1993, tem 15 anos. Filha de seu Júlio e dona Maria, ambos baianos. Daniela esta no 1º ano do ensino médio, tem três irmãos, duas meninas e um menino, Michele de 10 anos, Juliana de 17 e Cleber de 21. Gosta de ouvir músicas, de Internet. Daniela ainda não sabe direito qual faculdade vai fazer, talvez faça Direito, mas também pensa em viajar pra outros países, exemplo: E.U.A., Alemanha, Portugal e Amsterdam. Quer dar um futuro melhor para seus pais, e um futuro melhor para ela mesma e seus irmãos. Daniela também pensa em atuar, fazer teatro. Gosta muito de fazer compras e animais de estimação!


Edilane de Deus nasceu na Bahia, na cidade de São Felix, no dia 28 de abril de 1993.Ela tem 15 anos. Mora com a mãe e não tem irmãos. Os pais vieram da Bahia, de Cruz das Almas. Nas horas vagas, ela gosta de ler, fazer poemas e poesias, assistir televisão e praticar esportes. No futuro,pretende cursar a faculdade e se formar. Ela é eclética na hora de escolher uma música para ouvir.



Itamara Cerqueira De Jesus, nasceu em Salvador no dia 04/04/1991.Ela mora com sua mãe e sua irmã. Nas horas vagas ela gosta mexer na net e ouvir musica. Ela já terminou os estudos e não sabe que faculdade gostaria de fazer.



Juliana Cavalcante de Oliveira Dionato, nasceu em São Paulo no dia 17/04/1993. Ela mora com os Pais nas horas vagas ela adora ficar na net, escultar musica, escrever alguns poemas e versos, e adora jogar futebol. Está no primeiro ano do ensino médio. Ela pretende fazer faculdade de medicina ou educação física.




Larissa Maria,nasceu no Piauí no dia 08 de novembro de 1993. Estuda na escola Maria Zilda Gamba Natel.(em Paraisópolis. Ela esta cursando o primeiro ano do ensino médio. Ela mora com seus pais Genivan e Luciana suas duas irmãs,Giseli e Ana Livia. Nas horas vagas,costuma navegar na internet,assistir televisão,e bater um papo com as amigas.Ela pretendi teminar os estudos,cursar facudade de biologia e moda(estilista) e estabilizar a vida.O seu maior sonho é conhecer a Wall Disney,e se possível pretendi conhecer a cidade do Mexico,Australia,Paris e Amisterdan. Ela gosta muito de sair com os amigos(a),mas não por essa região,segundo ela o lugar não é muito agradável. Seus esportes favoritos são:futebol,tênis,rendibol e vôlei. Ela adora sininho e o peter pan.Sua idola é a Anaih da ex-banda RBD(rebelde),ela é uma garota divertida porém um pouco estressada. Bom essa é um pouquinho da Larissa,ou como todos costumamos chamar da “Lary”.



O meu nome é leonardo siva de melo eu nasci em são paulo no dia 18 demaio de 1991 eu moro com meus pais eles são de pernambuco eu sou uma pessoa simples emuito comunicativa eu trabalho aos sábados e domingos gosto de música agitadaeu pretendo fazer um cuso de informática eu estudo no colégiopaulo freire curso a quinta serie faço supletivo eu tenho 17 anos de idade e estudo na semana.





Luana Alves Cordeiro, nascida no estado da Bahia no dia 18 de junho de 1993 Seus pais também são de origem baiana. Atulmente ela mora com seus pais ,e dois irmãos e um tio em São Paulo na comunidade de paraisopolis(Morumbi).Nas horas vagas ela gosta de ouvir Música ,e ver televisão.Ela pretende fazer faculdade de jornalismo ou artes cênicas isso é um pouco da Luana para vocês.










Luiz Felipe nasceu em São Paulo,no dia 5 de junho de 1996. Seus pais vinheram da Bahia e de Pernambuco . O Luiz Felipe mora com seus pais e sua irmã. A irmã dele tem 19 anos. Ele gosta de tocar violão e que fazer a faculdade de jornalismo.





Manú rocha nasceu em Alagoas, no dia 29 de março de 1993, seu signo é áries. No momento ela está passando uma temporada com seus avós, Sua mãe chama-se Ângela é natural de Alagoas,seu pai chama-se Manoel é natural de Alagoas. Tem o sonho de viajar o mundo e conhecer novos países. Seu propósito de vida é ser uma advogada bem sucedida. Gosta de aventuras e novidades, diz ser uma pessoa decidida em suas opiniões, uma boa amiga e nervosa,e não perde o tempo com bestei rinhas, é uma pessoa de grandes virtudes e ao mesmo tempo de poucas, Suas cores preferidas são: rosa, preto, branco e roxo. Seus pratos preferidos são: panqueca de queijo, dobradinha, batata-frita e x-salada , e sua fruta preferida é morango. Sua batida perfeita é funk e um bom rock'in roll. Acha muito fofo um lobo e pretende ter um preto com olhos azuis. Seu lema é ser Feliz! Suas frase preferida é:É melhor temer ao amor de uma mulher doque o ódio de um homem. Agente todos os dias arrumamos os cabelos , por que não o coração.






Marcela Novais Lopes da Silva ,ou como é popularmente chamada Tchela, tem 15 anos. Nasceu em São Paulo capital,completa aniversário dia 28 de novembro e é do signo de sagitário. Seus pais Marinalva e Antonio são de São paulo e Pernanbuco também tem dois irmãos Thony e Amanda. Ela tem muitos sonhos,como fazer duas faculdades,de Línguas e Arquitetura. Também pretende ir ao México e à visitar outros país. Como passatempo adora ficar na Internet ,tocar violão,jogar futebol etc...Ela mora com os pais e os dois irmãos. Gosta de assistir séries e de música pop.Sua banda favorita é RBD. Adora a comida Italiana,Brasileira e Mexicana. Adora ir ao Shopping. O animal preferido dela são bichinhos fofinhos, peludinhos.


Monique Ramiro de Lima nasceu em São Paulo dia 16 de dezembro de 1993 . Seus pais também são de origem paulista,se casaram novos . Atualmente se encontram separados .Monique mora com sua mãe e seu irmão . Nas horas de lazer gosta de estar com os amigos e ler livros . O futuro é incerto para ela mas com as pedras do caminho irá construir seu castelo, e com vontade e espectativa tudo dará certo.




Rafael de Carvalho Araujo nasce em São Paulo , no dia 20 de abril de 1993. Mora com sua mãe, sua irmã, e tem um irmão casado residindo no bairro do Jabaguara. Sua mãe é do Maranhão e seu pai, do Ceará. Tem o sonho de visitar a Europa e a América. Pretende ser dono de uma multinacional. Seu signo é de ÁRIES. Gosta do ano -novo e diz ser uma pessoa biruta, louca e outras coisinhas. Adora váriados tipos de comida, além de ouvir diferentes estilos de musica. Suas cores preferias são azul,preto, vermelho e branco. Gosta de cachorro, mas não pensa em ter um no momento.(Talvez um tigre ou um leão mas um cachorro ñ.





Thais Cadete da Silva nasceu em 11 de janeiro de 1995.Seus pais nasceram no Ceará.Thais é filha única.Nas horas vagas gosta de mexer no computador,no orkut,msn e jogar.Gostaria de ir a Amsterdã.Gosta também de cozinhar.No futuro ela pretende abrir seu próprio restaurante .seu sonho é se formar em chefe de cozinha.


Vanessa Lino nasceu em São Paulo no dia 31 de março de 1993, e por isso seu signo é de ÁRIES. Ela mora na casa dos pais, Enoque e Maria Sílvia. Sílvia é de Campinas e seu pai,do Ceará. Vanessa tem dois irmãos e uma irmã. Ela tem o sonho de terminar os estudos, fazer faculdade e conseguir algo na vida. É vaidosa e gosta de sair com os amigos às vezes. Nas horas vagas, gosta de navegar na internet e ler às vezes, quando o livro a interessa.



Oi galera meu nome é Vaneza mas pode me chamar de Neza como a galera me chama.Nasci no dia10 de Fevereiro de 1993 e tenho 16 anos.Estudo no colégio Etelvina de Goés Marcucci e faço parte de uma companhia de teatro . adoro atuar essa é minha maior paixão,sou bem comunicativa e adoro falar o que penso.também gosto de cantar e escrever,sem falar nos livros que são a minha segunda maior paixão.Um de meus maiores sonho é me formar em artes cênicas e me apresentar um dia no teatro oficina.















sexta-feira, 13 de março de 2009

" Os ventos que as vezes tiram algo que amamos são os mesmo que trazem algo que aprendemos a amar... Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre."

Daniela Santos