terça-feira, 1 de junho de 2010

Itu

A cidade de Itu tem uma história que vem de muito antigamente.
O nome Itu, quem nomeou foram os indígenas, que primeiramente chamaram de Utu-Guaçu, cujo nome “utu”, foi representado pelo barulho da cachoeira caindo, pois os indígenas davam nome a todos os sons que ouviam. Porém, os europeus “entenderam” Itu, e assim ficou, pois foram os próprios europeus que colonizaram essa cidade.
Nessa cidade existe um instituto, cujo nome chama-se Instituto Borges.
Lá possui várias igrejas, cada qual, com sua importância cultural.
Logo em frente a uma das igrejas, havia um orelhão enorme, dizia à tradição que foi uma propaganda da Telemar, e através dessa propaganda, Carlos Alberto de Nóbrega, dizia que a cidade de Itu era a tal “cidade das coisas grandes.
Próximo a uma praça, havia uma casa onde foi hospedada Princesa Isabel, e um nobre rapaz, que foi a primeira casa a ser restaurada. Conta-se que o fato pelo qual havia uma imagem de uma cobra ao topo do telhado da casa, é para espantar os maus espíritos, pois naquela época acreditava-se muito em espiritualidade.
Enfim, lá havia várias escolas, casas, comércios e uma chácara, cujo nome, Chácara Restaurante, lá até as rochas tem tradições, e é uma das chácaras mais representativas da região.
Itu se localiza no interior de São Paulo, é conhecido tradicionalmente como “a cidade das coisas grandes”, habitam em média 190.000 habitantes, fora os curiosos que vão prestigiar a bela cidade pela qual falam e que por sinal, tem uma cultura espetacular.

Vanessa Lino

Nenhum comentário: