sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Como melhorar o diálogo

Diane de Oliveira Padial é psicóloga e já atendeu casos complicados de relacionamentos entre pais e filhos além de ser mãe de adolescentes. Ela conversou com o grupo do jornal Expressão Jovem e deu algumas dicas de como melhorar esse diálogo:

- Para resolver o conflito entre pais e filhos precisa de negociação. Quando negociam, os dois lados devem colocar seu ponto de vista.  Para dialogar é preciso ouvir atentamente o que o outro está tentando dizer, não adianta dizer assim: “então fala vai”! E daí você fala, fala e não ouve o outro.

-Também é importante não ficar preso aos seus argumentos; tem coisas que você vai precisar abrir mão.

-É bom não ir julgando antes. Se já for dialogar com o pensamento “ele é careta ou algo do tipo”; a coisa não rola.

- Se o diálogo não funcionar, os dois lados precisam tentar outro modo. Pense sobre as negociações que você tem que fazer antes de entrar no assunto. Coloque algumas condições. Por exemplo; “você vai me ouvir, depois que eu terminar de falar você vai colocar suas razões” ou “é muito importante a nossa conversa porque isso nos favorece” ou “você vai me ouvir até o fim, não vai elevar a voz”.

-Se houver dificuldade de aproximação e de diálogo pode ser que o pai não confie mais no filho ou ao contrário. Se a convivência estiver comprometida, as pessoas precisam fazer algumas tentativas de aproximação, como diálogo, brincadeira, ver um filme. Se não tiver como conversar, a terapia pode ser uma boa opção.

Precisando de ajuda...
Para encontrar ajuda com psicólogos, procure o CEAF. Lá tem terapia familiar e comunitária gratuitamente, só que em alguns casos há fila de espera. As rodas de Terapia Comunitária, entretanto, acontecem todas as quintas-feiras, das 17 às 19 horas e são abertas a quem quiser participar. O endereço do CEAF é Rua Japuanga, 235 – Alto da Lapa - São Paulo. E o telefone para contato; (11) 3022-9596. Site: http://ceaf.org.br/wordpress/

Texto: Daniel Barros Xavier

Nenhum comentário: