sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Fase dura de encarar

O jovem vem sendo forçado a entrar no mercado de trabalho muito cedo e acaba deixando de lado seus estudos e suas diversões para ir trabalhar. Outra causa para o início precoce no mercado de trabalho são as adolescentes que engravidam e os jovens que precisam ajudar os pais no sustento da família.

O mercado de trabalho está muito competitivo, principalmente para jovens que não possuem nenhuma qualificação e experiência. E encontram de cara péssimas condições de trabalho além de um salário ruim.

Para conseguir uma chance, muitos jovens preferem o ensino profissionalizante sem ter definido uma profissão. Só que esses cursos não dão oportunidade para todos, somente 40% dos alunos que cursam o ensino profissionalizante conseguem ter uma vaga na área, afirma Patrícia Temporin, professora de um curso de turismo que prepara para o mercado de trabalho.

Muitos jovens, portanto, acabam se tornando parte da geração “nem - nem” (nem estudam e nem trabalham) e outros ficam desempregados (é crescente o número de jovens desempregados entre 18 e 20 anos). Em 2001, 22,5% dessa faixa etária estavam desempregados; em 2009, esse número saltou para 24,1% (o equivalente a 2,4 milhões de pessoas), segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Texto: Luiz Felipe Ribeiro

Histórias que o povo conta
    
Kethelen Cristina dos Santos, de 16 anos, trabalha no Mc’Donalds e diz que, por um lado, trabalhar lá é difícil pela rigidez e porque se recebe pouco por tudo que se faz. Ela também dá um conselho para que os jovens não saiam por aí querendo arrumar qualquer emprego só para comprar o que desejam. “É melhor pensar bem e escolher algo que goste de fazer e um local de serviço que se sinta bem”. Ela diz, porém, que trabalhar muito jovem é importante para obter experiência e responsabilidade e, apesar do seu trabalho ser um local difícil, o lado bom é que ela vem aprendendo essas duas coisas lá.

Texto e reportagem: Edilane de Deus

Direto da fonte
Na hora de escolher a profissão ou procurar emprego, a ajuda dos pais é muito importante. Fizemos uma entrevista com a mãe de um jovem de 17 anos, Rosa de Oliveira Ribeiro, cozinheira e babá, para saber suas orientações nesta fase:

Expressão Jovem: Como os pais podem ajudar o filho ou qualquer jovem a achar ou seguir a profissão ideal?
Rosa: Dando educação ideal e necessária, conversando, orientando, procurando coisas que eles gostam de fazer e dando dicas.

E.J.: Quando você começou a trabalhar?
Rosa: Comecei aos oito anos fazendo alguns bicos como babá e aos 14 anos (já em São Paulo) como babá oficialmente.

E.J.: Você acha importante trabalhar cedo?
Rosa: Sim, pois o jovem começa a dar valor ao dinheiro e às conquistas e amadurece cedo.

E.J.: Você acha que o jovem deve dar mais valor ao estudo ou ao trabalho?
Rosa: A prioridade é o estudo, mas, se eles não derem valor aos estudos ou conseguir conciliar ambos, o trabalho se torna o mais importante.

E.J.: Qual a idade ideal para trabalhar?
Rosa: Aos 16 anos, pois o jovem já possui maturidade suficiente para trabalhar.

Reportagem: Luiz Felipe Ribeiro
Colaboração: Edilane de Deus

Nenhum comentário: