sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Confiar ou proibir?

A fase da adolescência é uma das mais complicadas, pois nesta época se começa a conhecer mais gente, a fazer novas amizades, o que desperta uma curiosidade no adolescente.

A partir daí, então, ele quer sair mais com os amigos e os pais ficam mais inseguros, pois sempre o filho saía com alguém maior de idade. E daí vem muitas perguntas, por exemplo: “Será que eu deixo ou não meu filho sair sozinho?”.  “E os amigos dele vão levá-lo para algum lugar que não deve?”.


Daí surge a questão de proibir, como no caso do Moiséis Gomes Da Silva J.: “Minha mãe proíbe tudo o que eu gosto, inclusive lazer e cultura, e o meu pai acha que grafite não é arte.” E às vezes coisas mínimas também acabam se tornando discussões: “Por causa dos meus irmãos as brigas costumam ser freqüentes e eu sou o mais velho”, diz Moiséis.

Moiséis conta que até tentou dialogar, porém, não conseguiu, pois seus pais não o escutaram (e ele também mostrou ter dificuldade de ouvir). Ele disse que, após tantas discussões, conseguiu um emprego mais longe e saiu pacificamente de casa, foi morar com uma tia e os primos. Agora Moiséis só volta três vezes por semana para casa.

Texto: Andreza Simão

 O Outro Lado

Até agora só vimos os conflitos, mas é bom também enfatizar o lado das pessoas que já conseguem lidar com essa situação. É o caso de Evandro Claudeir dos Santos Junior, 12 anos, que diz que consegue lidar com isso dialogando e entrando em um acordo com os pais.

Evandro também diz que é importante não responder aos pais e respeitá-los.  Já Paulo Sérgio Bezerra da Silva, 18 anos, diz que geralmente se dá bem com os pais e, quando o conflito acontece, reconhece que a culpa e irresponsabilidade são dele. Segundo Paulo, às vezes a mãe se torna autoritária demais. Para amenizar a situação, ele pega mais leve e ela dá mais crédito. Ele também acha que “as mães deviam confiar mais nos filhos”.

Texto: Renata Lima
Reportagens: Andreza Simão e Renata Lima

Nenhum comentário: