terça-feira, 6 de julho de 2010

Curiosidades das festas juninas !!!!!!




É assim que chamamos no Brasil as festas comemoradas no mês de junho em homenagem a três Santos Cristãos:


Santo Antônio (dia 13);


São João (dia 24);


e São Pedro (dia 29). Esse mês é marcado por festas típicas, comidas deliciosas e muita dança. Costumamos montar um arraial, que é uma aldeia (temporária, pois só existe durante as comemorações), com barracas de comidas típicas do nosso país, brincadeiras, jogos, dança e muita diversão. Arraial que se preze tem fogueira, bandeirinhas para decoração, quadrilhas, baião, forró, e gente vestida de caipira (um jeito estilizado de mostrar o homem da roça) , casamento na roça e mais. Antigamente, costumava-se soltar balões nessa época do ano, mas devido os incêndios que eles podem provocar, é aconselhável se divertir com os fogos de artifício (sempre com cuidado) e com a festa em si. As festas juninas são comemoradas no Brasil desde o século XVI. Tais comemorações sofreram muitas adaptações desde o seu início no nosso país. As festas juninas nos fazem viver intensamente nosso folclore, a nossa cultura. Nessas festas temos a influência de vários povos que marcaram a nossa história. Dos portugueses nós herdamos muito, comidas (como arroz doce), a festa em si, a religião, algumas danças como a dança das fitas. Dos franceses herdamos a quadrilha com passos e marcações inspirados na corte européia. Dos índios o gosto por alimentos como mandioca, milho. Dos africanos danças, comidas. É difícil separar as influências que sofremos pois somos o resultado de tudo isso, da mistura de povos e tradições. As comemorações apresentam diversas características de acordo coma região do país.


Simpatias:


1- Sabedoria da bananeira Na noite de São João, de 23 para 24, deve-se enfiar uma faca virgem (nova) no tronco de uma bananeira. No dia seguinte, de manhã bem cedo, retire a faca que nela aparecerá o nome do(a) futuro(a) noivo(a).




2-Papéis mágicos Na noite de São João, escreva em pequenos papéis o nome de vários(as) pretendentes. Enrole-os e jogue-os em uma bacia ou copo d'água. O papel que se desenrolar primeiro indicará o nome do(a) futuro(a) companheiro(a).




3-Balões
A tradição do balão vem da China, onde eles eram soltos como oferendas especiais aos deuses – eles seriam uma mensagem para as divindades. Aqui em nossas festas juninas resgatam esse simbologia. No entanto, os balões estão proibidos pois podem causar vários problemas, como incêndios.


4-Adivinhações
As adivinhações são simpatias realizadas para descobrir possíveis amores e encontrar namorado, além de outras simpatias ligadas ao amor. Essas simpatias estão ligadas a São João ou Santo Antônio.

Nenhum comentário: