terça-feira, 27 de julho de 2010


ITU, cidade situada no interior da cidade de São Paulo, tem como principais características há população hospitaleira, alguns acervos do século XIX além de possuir objetos de tamanhos exagerados.
Esta cidade tão admirada pelos brasileiros e até alguns europeus recebeu o nome de ITU pelo fato de nos primeiros tempos, Itu (do indígena Itu-Guaçu ou Utu-Guaçu - que quer dizer cachoeira grande, e foi denominada em homenagem à cachoeira Salto de Itu) foi ponto de apoio e ligação para as expedições, por haver diversos caminhos terrestres e fluviais.
A cidade de itu tem a maior igreja barroca do Brasil, que possui imagens perfeitamente esculpidas por artistas europeus e trazidas da França.A maior parte das igrejas tem os altares banhados a ouro e as telhas foram trazidas de Portugal.Mas antes as telhas eram feitas em uma olarias na casa de um padre que morava lá mesmo em Itu só que seu sucessor trocou as telhas antigas por outras vindas de Portugal.Os escravos traziam as telhas e as imagens do porto de santos em redes até a cidade de Itu.Depois das missas os fiéis carregavam as telha na cabeça fazendo uma procissão que se chamava:procissão das telhas .A procissão ia até a igreja.

ENTREVISTA:
IMBRAIN APARECIDO VERONEEZI
IDADE: 50 ANOS
PROFISSÃO: ADMINISTRADOR HOSPITALAR

J: O QUE DIZER SOBRE A CIDADE DE ITU?
E: “... cidade bem desenvolvida e muito bem localizada, eixo comercial e industrial...”

J: E OS ASPECTOS ECONÔMICOS DE ITU?
E: ”... a cidade tem um grande teor comercial, industrial, abrigando grandes empreendimentos imobiliários...”
J: O QUE MAIS DEVEMOS OBSERVAR NA CIDADE?
E: “... a população acolhedora e á ampla diversidade cultural, cidade muito rica em diversos aspectos...”

J: E O INSTITUTO BORGES?
E: ”... O instituto Borges teve como grandes colaboradores: PADRE BENTO DIAS PACHECO, JOAQUIM BERNARDO BORGES...”

O Instituto Borges surgiu de uma iniciativa de português, que deixou metade de sua herança para a construção de uma escola profissionalizante sem fins lucrativos (que não recebe recursos governamentais).
Lá possui objetos da capela de Itu (séculos XIX), como uma boneca de porcelana, possui louças, moveis da época.
Para construir a escola durou 4 anos, o instituto ensina informática, desenho industrial inteiramente de graça. Junto com o instituto foi criado uma maternidade para as mães pobres da região. O padre Bento dias Pacheco, que construiu um hospital para os leprosos. No instituto possui biografias como a de Francisco de Paula.As irmãs de São José que ajudava os doentes de Itu.
Na entidade possui cem, irmãos e desses cem são escolhidos 12 diretores; e desses é escolhido o presidente da entidade que vem das mais distintas classes da sociedade.Hoje o presidente do instituto é o senhor Raul de Paula Leite.
Autor: Luiz Felipe Ribeiro
Rafael de Carvalho Araujo
Moisés
Vanessa lino

Nenhum comentário: