segunda-feira, 15 de junho de 2009

A Floresta de Pedra

Estevão Silva da Conceição começou a construir sua casa há mais de 15 anos. Ele idealizou seu sonho após se deparar com uma roseira que crescia no terreno perto de sua casa. A partir daí, construiu uma estrutura de ferro que não impedia o crescimento da roseira.

Considerada uma das obras mais originais de São Paulo, a sua casa, conhecida como Casa de Pedra, é formada por uma série de objetos inusitados que ele encontra no centro e pela cidade, em lojas que vendem objetos antigos. Sua esposa conta que nunca sumiu uma xícara em casa, mas quando alguma quebra ele pega os cacos.

Sem qualquer tipo de ajuda financeira, Estevão continua trabalhando em sua obra de arte e hoje seu sonho é terminar o segundo e o terceiro andar de sua casa. Como não tem ajuda, acaba gastando quase todo o dinheiro que ganha como jardineiro e pedreiro. Sua esposa costuma ficar uma fera quando ele chega do bazar com um monte de coisas! Mas depois aceita, entende o sonho do marido e diz que gosta de viver com ele.

Estevão e sua esposa se conheceram em um comício político, na Bahia. Depois vieram para São Paulo, em 1993, e se casaram.

Alguns objetos de sua casa trazem lembranças de sua família (avós, bisavós etc.), como o ferro que lembra a Bahia. Seus filhos adoram a casa, não sentem nenhum tipo de preconceito em relação aos amigos, acham muito interessante morar em um lugar tão diferente e, apesar disso, consideram a casa deles comum em relação às outras.

A casa de Estevão ficou famosa assim como sua criatividade. Vários artistas já foram visitar a Casa de Pedra, como Otávio Mesquita, Karina Bach e Gullar de Andrade. E como sua arte foi reconhecida, a Prefeitura até pagou para o artista fazer os desenhos no famoso Escadão de Paraisópolis. Estevão costuma chamar sua obra de Jardim Suspenso.

Vale lembrar ainda que sua arte já foi até comparada com as obras de Gaudí, famoso arquiteto catalão, da Espanha.

Autoras: Vivianne Cristina e Kethleen Cristina

Nenhum comentário: