sexta-feira, 12 de junho de 2009

Barracão dos Sonhos

O Barração dos Sonhos começou com uma oficina de percussão. O projeto foi criado por Dinho Rodrigues, sociólogo, arte-educador, músico, percussionista e morador do bairo do Morumbi.

O Barracão oferece em Paraisópolis, desde 1999, atividades de percussão, musicalização infantil, entre outros cursos. Hoje também tem na organização ballet clássico, teatro, dança, violão, além das oficinas já citadas e muitas outras.

Há alguns anos o Barracão cedia o espaço para um curso que fazia parte do Projeto "Um Olhar", que ensinava fotografia aos jovens da comunidade. O fotógrafo colombiano Joaquín Sarmiento começou o projeto "Um Olhar" com vários jovens, entre eles Fábio Roberto de Oliveira, de 26 anos.

A vida de Fábio mudou quando ele conheceu Joaquín Sarmiento. Fábio ligou para o colombiano porque ficou sabendo do tal curso de fotografia que acontecia no Barracão, mas o fotógrafo disse que era só para os moradores. Fábio insistiu, pois já fazia curso de vídeo para ter contato com a camêra profissional e para poder se expressar. Ele tinha muito interesse, mas pouco conhecimento por fotografia.

Ao ver seu interesse, o colombiano concordou em dar uma chance a Fábio e hoje ele começa a dar seus primeiros passos: vai trabalhar com a fotografia e a educação em uma ONG, a Fundação Julita, que fica no Jardim São Luís.

Fábio passou por algumas dificuldades no início, muitas vezes ele não tinha nem dinheiro para ir ao curso na comunidade de Paraisópolis. Mas seu esforço valeu a pena, enfim ele conseguiu realizar um de seus grandes sonhos: usar a fotografia para ensinar.

Marcela Novais ,Thaline Paixão e Larissa Sousa

Nenhum comentário: