sexta-feira, 12 de junho de 2009

Organizações

Paraisópolis sempre conviveu ao lado da riqueza, ao lado de pessoas com muita cultura e um certo espaço de diversão! Mas onde as ONGS entram nisso tudo?

É muito simples, nas ONGS são encontradas as pessoas mais ricas; ricas em boa vontade, solidariedade, força de vontade, bom humor e muitas coisas mais. Elas também ajudam muito ensinando coisas, passando conhecimento e “criando” pessoas com cada vez mais cultura na bagagem. E com a ajuda de algumas outras pessoas, ainda dão acesso a equipamentos esportivos, bibliotecas, quadras bem construídas e brincadeiras muito divertidas.

Mas o que é uma ONG?

ONG é uma sigla usada para abreviar organização não-governamental (ou seja, elas não dependem do governo para existir). Essas organizações podem trabalhar em várias áreas, como meio ambiente, combate à pobreza, assistência social, saúde, educação, reciclagem, entre outras.


Grande parte das pessoas que trabalha nas ONGs é formada por voluntários.
Em Paraisópolis, existem 54 organizações. Dezoito delas participam do Fórum Multientidades de Paraisópolis, cujas principais ações são a reurbanização e a falta de vagas nas escolas, entre outras iniciativas e projetos.

As ONGS têm trabalhos importantes na sociedade porque seus serviços chegam em lugares e situações em que o Estado é pouco presente. Mas às vezes as ONGS trabalham em parceria com o Estado.

Quem quiser saber mais a respeito do Fórum de Multientidades acesse o site:
paraisopolis.org/forum-multientidades-de-paraisopolis/

Mudança de rumo

Diane de Oliveira,coordenadora do projeto BM&F BOVESPA e representante deste projeto no Fórum Multientidades, começou a trabalhar na comunidade em 20007, mas já tinha feito um trabalho de alfabetização de adultos no ano de 1993. Para ela, as ONGs surgiram a partir da necessidade de fazer projetos para ajudar no que o governo não consegue trabalhar.

E na opinião da nossa entrevistada, Diane de Oliveira, "as organizações não ocupam o lugar do Estado ou da escola, elas têm um tipo de missão própria, trabalham mais diretamente com a população. As ONGs podem mudar o rumo da história de muitas pessoas...”.

Obs.: De acordo com nossas pesquisas, as três ONGs mais citadas foram BM&F Bovespa, Albert Einstein e ONG Florescer.

$...Rafynha...$ $...luys Felype...$


Um comentário:

luiz disse...

muito bom quem será q fez

mara!