segunda-feira, 15 de junho de 2009

O skate é estilo de vida

Aprenda que na sua comunidade também existe Maravilhas.

O skatista Edivaldo Felisberto Dos Santos tem 26 anos, nasceu em Moema e mora atualmente na comunidade de Paraisópolis. Ele anda de skate há 17 anos.

Foi na infância que Edivaldo, mais conhecido como “Edi” na comunidade, descobriu que o skate era a sua moda e seu estilo de vida. Depois dessa escolha, uma coisa lhe chamou a atenção na "nossa" comunidade: tinham poucos skatistas e muitos sonhos. Eram jovens em corpos de velhos, então, começou sozinho a andar pelas ruas da "nossa" Paraisópolis. Logo depois, teve uma idéia de um campeonato que começou com 10 participantes.

E assim lutou para que outros jovens também praticassem o esporte na comunidade. Ele foi um dos responsáveis pelo reconhecimento e pela valorização da pista de skate por jovens e crianças de "nossa" comunidade. E hoje, aos 26 anos, se orgulha em saber que de alguma forma ajudou na construção de uma das maravilhas de Paraisópolis, a Pista de Skate.

Após dois anos e meio, a primeira pista de Paraisópolis tem por dia cerca de 30 skatistas treinando e esse número aumenta em fins de semanas.

Isso tem como objetivo tirar os jovens das ruas e complementar as horas vagas com lazer e esporte, que são importantes na vida de qualquer um, não só para os jovens como também para os adultos, pois médicos e nutricionistas recomendam pelo menos 30 minutos de exercício por dia para se ter uma vida saudável.

Skatista da comunidade

1° Há quanto tempo a pista de skate foi construída? E quem a construiu?
R: Há três anos, pelos poderes públicos.

2° Quem fez os grafites nas paredes da pista?
R: O primeiro grafite foi feito pelos próprios moradores de Paraisópolis, os mais recentes foram feitos há pouco tempo por grafiteiros do Real Parque.

3° A pista é um local seguro para se praticar o esporte?
R: Sim, a pista é um local seguro se o skatista tiver noções básicas do esporte.

4° Por que você escolheu o skate como esporte para praticar?
R: Porque é um esporte que tem um estilo e uma moda; tem música, arte, ação e liberdade. Você é o seu próprio líder e, em esportes pessoais, como o skate, bike, patins, você está sempre conhecendo e renovando seus limites.

5° Você já participou de algum torneio ou campeonato de skate?
R: Já, o primeiro campeonato que teve em Paraisópolis fui eu quem agitei para empolgar os jovens da comunidade. Fiquei em oitavo lugar, havia dez participantes. O propósito era o de incentivar a prática do esporte, mas a galera não entendeu e até criticou, muitos desistiram.

6° O que poderia melhorar em relação ao skate em Paraisópolis?
R: Termos uma pista coberta.

7° Você teria alguma mensagem para os jovens e crianças de Paraisópolis?
R: Sempre praticar um esporte, obedecer a seus pais e professores e dar o seu melhor na escola. Além de respeitar os mais velhos, pois eles querem o bem de vocês.

Saiba mais sobre o skate

O skate é considerado um esporte radical que surgiu na década de 60 em uma época de marés baixas na Califórnia. Os surfistas trouxeram suas pranchas com quatro rodas para as ruas utilizando então os obstáculos urbanos para suas manobras radicais.

O skate é formado por sete partes; todas fundamentais para o seu bom funcionamento. São elas: shape, mesa, trucks, amortecedores, rodas, rolamentos e parafusos.

Monique Ramiro de Lima, Marcos Silva e João da Silva

Um comentário:

professor de rua disse...

andar de skate me ensinou bastante sobre esportes rádicais as coisas boas fiz um resumo de ensinamentos importante para todos nós da comunidade de paraisópolis e agora estamos tornando em realidades para todos e faciltando para a juventude q está começando a prática de um esporte bem rádical q é o skate!!!!!!