sexta-feira, 12 de junho de 2009

Uma escola diferente

O CEU de Paraisópolis foi inaugurado em 13 de Dezembro de 2008. A intenção de criar o CEU foi de oferecer vagas escolares e atividades de esportes e cultura. Mas o lugar não é como uma escola comum porque fica aberto todos os dias, menos no Natal e Ano Novo.

Aos fins de semana, o espaço oferece uma programação cultural, como filmes, peças de teatro e apresentações de dança para as pessoas da comunidade. Também tem uma série de atividades diferentes: sucata, danças populares, judô, jogos cooperativos, hip-hop, origame, malabarismo e acrobacias.

Além de tudo isso, há uma programação para a terceira idade e para a comunidade, incluindo caminhadas, hidroginástica e cortes de cabelo (mensalmente).

Só em São Paulo, na região do Campo Limpo, existem 8 CEUs. O projeto CEU começou na França, com o objetivo de contribuir para que o número de crianças que não estudam por falta de vagas nas escolas diminuisse e que as crianças das comunidades carentes tenham acesso a cultura e esportes.

Aqui em Paraisópolis o CEU contribui para diminuir o problema da falta de vagas escolares, mas tem ainda muita criança que não está estudando ou precisa estudar fora da comunidade. Em São paulo, no início do ano letivo, muitos pais ou responsáveis reclamaram da falta de vagas no ensino fundamental. Mais de mil crianças estavam sem estudar. Já a prefeitura nega que faltem vagas.

Informações sobre o CEU Paraisópolis: Élida Corsi Rodrigues, gestora do CEU Paraisópolis.

Edilane de Deus e Adriana Cordeiro

Nenhum comentário: