segunda-feira, 15 de junho de 2009

A família Palmeirinhas

O Palmeirinhas surgiu de uma ideia da comunidade de ter um campo de futebol em Paraisopólis. Esse campo foi construído em 1993 na rua Major José Marioto Ferreira e depois mudou para a rua Melchior Giola e hoje já tem muitas histórias para contar. O campo é administrado por Francisco Luiz da Silva (mais conhecido como Chiquinho), de 49 anos. Ele nos contou que todos os frequentadores são como se fossem uma grande família para ele; formam a “família Palmeirinhas”.

1- Quando o campo surgiu?
Antigamente o campo do Palmeirinhas se localizava na Rua Major José Marioto Ferreira, onde atualmente encontra-se o terminal de ônibus Princesa Isabel. Em 1982, o campo mudou para a Rua Melchior Giola.

2- De quem foi a ideia de se ter um campo de futebol na comunidade?
A ideia de se ter um campo na comunidade sempre foi dos moradores. A ex-presidente da associação dos moradores, Betânia, sempre ajudou na melhora do campo e contava com o apoio do ex-governador Mário Covas.

3- Como era o campo antigamente?
O Campo era cheio de altos e baixos, buracos, mato onde não deveria haver. Não tinha arquibancada nem alambrado para as redes dos gols, que protegesse quem assistia os jogos de levar boladas.

4- Quais as melhorias que foram feitas no campo?
Melhoramos o alambrado e os vestuários, que fizemos com nossos próprios recursos. Até que com ajuda do governo resolveram investir um pouco no campo.

5- Quem faz parte da direção do campo?
Tudo que vai acontecer eu tenho que saber, tem que ter a minha aprovação. “Se dez mandassem viraria bagunça”

6- E a Copa da Paz?
A Copa da Paz foi uma ideia do ano passado. Este ano, a marca de conhaque Dreher está patrocinando o evento. A Copa da Paz mostra o Palmeirinhas para toda a São Paulo ver.

7- Como está acontecendo a Copa da Paz?
Por enquanto na paz.

8- Quantos times já passaram por aqui? E pessoas?
Com a Copa da Paz chegamos a ter 3 mil pessoas no final de semana. Sem a Copa da Paz 500 pessoas no final de semana. Mas já passaram milhões. Quanto aos times do bairro 30 já existiram e apenas restam cinco.

9- Na sua opinião o que o futebol representa para uma criança ou um jovem?
Acho que representa tudo para a vida das crianças, representa um futuro melhor. Vários jovens já saíram das drogas através do futebol. E muitos não entraram no caminho delas. O futebol é um exemplo de vida. No futebol dá para encontrar todo tipo de gente. Fui campeão e artilheiro durante 7 anos consecutivos pelo Palmeirinhas.

10- A comunidade conserva bem o lugar?
99% dos moradores cuidam bem do campo e 1% joga lixo, água etc.

11- Alguém já reclamou quando estava tendo jogo por causa do barulho?
Não, só uma vez que reclamaram quando os jogadores sem querer jogaram a bola no telhado de uma casa. Por isso não faço jogo no período da manhã, por volta das 10:00 e 10:30 horas. Para os moradores não reclamarem, faço jogos à tarde.

12- De onde vem o nome Palmeirinhas?
Eu, como presidente do clube, sou corintiano. Quando o campo chegou na comunidade só tinha santistas, corintianos, são paulinos. Meu irmão falou: "vamos colocar Palmeirinhas e pegou até hoje". Palmeirinhas é como se fosse uma família.

13- Qual time o senhor torce para ganhar a Copa da Paz?
Palmeirinhas ou a Portuguesa, que ganhou a primeira Copa da Paz com o placar final de 1 x 0.

Gente, conseguimos a escalação do time do Palmeirinhas (que joga na Copa da Paz):

Fernandes Goleiro
Cafu
China
Tody
Toninho
Paulo
Andre
Feio
Val
Jorginho
Frávinho
Sasá
Guga
Gusula
Danilo Atacante
Fumaça
Cabo

Carol Teixeira e Leonardo Silva de Melo

Um comentário:

professor de rua disse...

sou edi o skatista da comunidade,muito bom a entrevista sobre futebol nós atletas admiramos todos os esportes!!!!